Espaço Atuar movimentado com a preparação da peça TAMANDUÁ
O Espaço Atuar, casa da Troupe Estrasbuns, tem vivido noites de muito movimento e arte! De segunda a sexta-feira o elenco se reúne para as preparações e ensaios da próxima peça da Troupe: TAMANDUÁ. Muito trabalho e dedicação, suor e vontade, para fazer um belo espetáculo para o público conquistense. A peça estréia em outubro, mas as preparações começaram muito antes disso.
Desde março deste ano, o Espaço Atuar voltou as atenções para este espetáculo. E tudo começou com as oficinas para preparação e seleção de atores. Grandes profissionais passaram por lá e compartilharam um pouquinho do conhecimento que possuem. Essas oficinas contemplaram não somente a interpretação, mas também áreas como iluminação, figurino e maquiagem.
Os ministrantes
Entre os ministrantes, a “dona da casa”, Sônia Leite. Foi ela quem primeiro recebeu os atores, atrizes e aqueles que ouviram o chamado do Teatro, numa introdução à interpretação e aos conceitos básicos das artes cênicas. Depois, vieram os convidados, profissionais de renome e gabarito.
Marcelo Sousa, formado em direção pela Escola de Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), veio dar sua contribuição e partilhar os conhecimentos e experiências com o trabalho do corpo, as relações possíveis entre eles e entre os espaços cênicos.
Pisit Mota, também formado pela Ufba, foi outro dos que passaram pela Atuar. Ele trouxe um intenso trabalho voltado para a interpretação, usando algumas leituras e práticas do mestre Augusto Boal, trabalhando com os alunos o tema violência.
Ainda no ramo da interpretação, o bailarino Chefinho Santos trouxe conceitos do teatro físico, trabalhando o corpo, o espaço e as possíveis interações entre esses elementos na construção de uma dramaturgia sem palavras.
Como dito, as oficinas abordaram outras áreas além da interpretação. Eduardo Tudela, profissional experiente e gabaritado e professora da Ufba, foi quem veio clarear as idéias dos alunos sobre iluminação cênica. A introdução à maquiagem e figurino ficou por conta de Roberto Laplane, também professor universitário e com trabalhos realizados em várias partes do Brasil.
E depois de tanto conhecimento adquirido e partilhado, foi conformado o elenco da Troupe Estrasbuns para o espetáculo Tamanduá! Logo, logo você vai conhecer um pouquinho mais sobre os atores e atrizes, o enredo e o processo criativo.
Enquanto isso, que tal conferir os registros fotográficos desses tantos momentos de aprendizagem que aconteceram no Espaço Atuar?! É fácil, dê uma olhada nas postagens anteriores!
Atuar no espaço atuar é antes de tudo está atuando pra vida!
ResponderExcluirDurante meu encontro de trocas de saberes, onde, dei minhas experiências de 10 anos nos palcos da vida e recebia o entusiasmo de pessoas com uma hora de teatro, pude mais uma vez perceber o quanto sou um apaixonado por esta arte magnífica.
E para agradecer a todos deste espaço fascinante deixo um pensamento escrito durante a minha estadia neste espaço.
“Um pensamento dedicado”
Teatrando para não ficar na teatralidade do esquecimento.
Teatro para a alma e a mente!
Teatro para minha vida não cobrar pelo fim triste.
Teatro para que não caiba no meu fim o refletor sem lampáda.
Teatro para meu coração permitir que seu sangue circule entre os dramas, as comédias e o real natural conviva com meu fictismo existencial.
É isso sem Teatro, sem arte, sem ar!
Com Carinho,
Pisit Mota