sexta-feira, 27 de agosto de 2010
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Troupe em plena atividade!
O Espaço Atuar, casa da Troupe Estrasbuns, tem vivido noites de muito movimento e arte! De segunda a sexta-feira o elenco se reúne para as preparações e ensaios da próxima peça da Troupe: TAMANDUÁ. Muito trabalho e dedicação, suor e vontade, para fazer um belo espetáculo para o público conquistense. A peça estréia em outubro, mas as preparações começaram muito antes disso.
Desde março deste ano, o Espaço Atuar voltou as atenções para este espetáculo. E tudo começou com as oficinas para preparação e seleção de atores. Grandes profissionais passaram por lá e compartilharam um pouquinho do conhecimento que possuem. Essas oficinas contemplaram não somente a interpretação, mas também áreas como iluminação, figurino e maquiagem.
Os ministrantes
Entre os ministrantes, a “dona da casa”, Sônia Leite. Foi ela quem primeiro recebeu os atores, atrizes e aqueles que ouviram o chamado do Teatro, numa introdução à interpretação e aos conceitos básicos das artes cênicas. Depois, vieram os convidados, profissionais de renome e gabarito.
Marcelo Sousa, formado em direção pela Escola de Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), veio dar sua contribuição e partilhar os conhecimentos e experiências com o trabalho do corpo, as relações possíveis entre eles e entre os espaços cênicos.
Pisit Mota, também formado pela Ufba, foi outro dos que passaram pela Atuar. Ele trouxe um intenso trabalho voltado para a interpretação, usando algumas leituras e práticas do mestre Augusto Boal, trabalhando com os alunos o tema violência.
Ainda no ramo da interpretação, o bailarino Chefinho Santos trouxe conceitos do teatro físico, trabalhando o corpo, o espaço e as possíveis interações entre esses elementos na construção de uma dramaturgia sem palavras.
Como dito, as oficinas abordaram outras áreas além da interpretação. Eduardo Tudela, profissional experiente e gabaritado e professora da Ufba, foi quem veio clarear as idéias dos alunos sobre iluminação cênica. A introdução à maquiagem e figurino ficou por conta de Roberto Laplane, também professor universitário e com trabalhos realizados em várias partes do Brasil.
E depois de tanto conhecimento adquirido e partilhado, foi conformado o elenco da Troupe Estrasbuns para o espetáculo Tamanduá! Logo, logo você vai conhecer um pouquinho mais sobre os atores e atrizes, o enredo e o processo criativo.
Enquanto isso, que tal conferir os registros fotográficos desses tantos momentos de aprendizagem que aconteceram no Espaço Atuar?! É fácil, dê uma olhada nas postagens anteriores!
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Troupe Estrasbuns de Teatro e o espetáculo “Tamanduá”
Em outubro a Troupe Estrasbuns estréia a peça “Tamanduá”. Uma história que retrata um episódio trágico da história de Vitória da Conquista. A Troupe, que funciona e tem sede no espaço Atuar, está em plena atividade com a montagem do espetáculo escrito e dirigido por Paulo Tiago dos Santos. Enquanto a peça não estréia, você vai poder acompanhar o processo criativo e conhecer um pouco da história e da montagem da peça aqui pelo blog da Trupe. E, para começar, que tal conhecer um pouco a história dessa turma?
Troupe Estrasbuns
Há 15 anos na ativa, a Troupe é um grupo de teatro fundado pela atriz e diretora Sônia Leite, que conta com mais de 30 anos de carreira e durante todo esse tempo vem desenvolvendo montagens de espetáculos e oficinas em Vitória da Conquista e em diversas outras cidades da Bahia.
Entre os espetáculos montados pela Trupe, estão: “O cão siamês de Alzira Power” de Antonio Bivar; “Homens de Papel” de Plínio Marcos; “Glauber Viver e Morrer de Brasil”, uma compilação de textos; “Um Uísque Para o Rei Saul” de César Vieira; e “Arena conta Zumbi” de Augusto Boal. Além deles, há os espetáculos infantis como “A Lenda do vale da Lua” de João das Neves; “ Joga Babico no Lixo” de Volker Ludwing; “Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda; e “Flicts, A Estória de Uma Cor” de Ziraldo.
Espaço Atuar
Desde sua fundação em 2005, por Sonia Leite e pela produtora cultural Pauline Leite, o Espaço Atuar, Escola Livre de Artes Cênicas, é um centro cultural voltado para a pesquisa, a formação e a prática do fazer artístico em Vitória da Conquista, e é a casa da Troupe Estrasbuns.
De lá pra cá, é um espaço de união e reunião de pessoas em torno das artes, onde são promovidas ações, inclusive de cunho pedagógico, nas áreas das artes cênicas e audiovisuais, sobretudo. No Espaço atuar já foram desenvolvidos seminários, apresentações, shows, mostras, exposições, oficinas e tantas outras ações que fomentam, incentivam, divulgam e produzem arte nas suas variadas formas e meios.
E desde março de 2010 as atividades estão voltadas para o espetáculo “Tamanduá”. Mas os detalhes dessa história virão ainda em outros atos. Até lá, confira as fotos, nos procure no Orkut e fique à vontade para espalhar a novidade!
Saudações da Troupe Estrasbuns!